Foto Anderson Cazorla, arquivo Diário
Depois de ter sido a 12ª cidade do Estado que mais gerou empregos com carteira assinada em 2023, e a 11ª em 2024, Santa Maria amargou um resultado bem negativo em 2025. No ranking dos 497 municípios gaúchos, Santa Maria foi a 4ª que teve mais cortes de vagas: o saldo ficou em -470 empregos, resultado de 32.912 contratações contra 33.382 demissões nos 12 meses do ano. Só três cidades tiveram mais cortes do que Santa Maria (veja quadro abaixo).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Porém, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, são apenas um recorte específico da economia. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, é preciso analisar a economia como um todo. Ele cita outros indicadores, como a migração do emprego formal para o MEI. Em 2025, Santa Maria teve um registro de 5.012 novos microempreendedores individuais, um crescimento de 42% sobre os 3.528 MEIs de 2024 – foram quase 1,5 mil a mais, o que pode compensar o corte de empregos com carteira assinada, medidos pelo Caged. Ao todo, Santa Maria tem 20 mil MEIs em atividade.

O secretário comentou o desempenho ruim de Santa Maria no ano passado.
– Quando se fala de desenvolvimento, de economia, uma lente única é uma lente míope. Não responde à realidade da cidade, pode ser mal-interpretada. No caso do emprego formal, somos puxados bastante pela construção civil, que está enfrentando estagnação, com saldo negativo de 303 empregos na construção em 2025. Pessoal comenta que o comércio está fechando lojas, mas o comércio ficou com saldo positivo de 90 empregos ano passado. E se olhar por lentes específicas e nichos específicos, Santa Maria se destaca em algumas áreas. Na geração de empregos em no ramo de Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais, fomos a cidade que mais gerou empregos no Estado, com saldo positivo de 138 vagas. Também ficamos em 1º no Estado em comércio atacadista de combustíveis, com 77 empregos, e no 1º lugar no comércio varejista de lojas de conveniências, com 47 vagas de saldo positivo. Ao olhar para vários outros setores, também temos dados muito positivos – disse Gabbi.
O saldo de empregos de Santa Maria por setor em 2025
Mas o que Santa Maria tem feito para tentar melhorar a geração de emprego formal e de renda? Segundo o secretário, são várias ações:
– Temos, dentro da secretaria, uma célula que acompanha projetos estratégicos e de empresas maiores, como energia sustentável. Tem áreas na secretaria que acompanham ampliação de empresas já implantadas, como aumento da Cofelma, que vai passar de um pavilhão de 6 mil para 25 mil metros quadrados. Também temos ações focadas no desenvolvimento de mão de obra para cadeias produtivas, como o programa RS Qualifica Recomeçar, em que recebemos R$ 450 mil do Estado e vamos oferecer cursos em várias áreas, como construção civil, gastronomia, entre outros. As inscrições dos primeiros cursos estão abertas até o dia 13 de fevereiro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura, mas haverá outros cursos ao longo do ano – disse.
Programas de incentivo
Ele cita ainda outros programas de incentivo ao crescimento de empresas, que acabam gerando mais empregos
– No Programa X, além do curso A Arte de Cozinhar, tem linha de crédito a juros subsidiados para fortalecer a identidade das 1.082 lanchonetes e apoiar o crescimento. Estamos negociando para atrair grandes empresas de fora, que ainda não posso revelar detalhes. Também temos o objetivo estratégico de movimentar a cidade através de eventos e minifestivais. No Parque Industrial, vamos promover uma visita ao Porto de Rio Grande e estamos coordenando com o programa Exporta RS para preparar as empresas para exportação. Outra frente mais macro e mais mercadológica é com a Invest RS, em que montamos um dossiê e, por meio desse programa, oferecemos Santa Maria para diferentes mercados e empresa, para investidores – comentou Gabbi.
Agora, um dos maiores investimentos que vai gerar muitos empregos é a construção do atacado Via Atacadista, na Faixa Velha, com previsão de 140 novos empregos em julho.